Nessa semana, comemoramos a semana do meio ambiente e é nosso dever refletir sobre o futuro do nosso planeta. Ontem, 5 de junho, celebrou-se o dia do meio ambiente e nosso projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani foi pauta do caderno especial do Jornal do Cimércio. Acreditamos que, nessa data, a melhor comemoração é promover o debate sobre a preservaçao da natureza e da cultura indígena.
A cultura e o meio ambiente são elementos dinâmicos e vitais. Não se pode conceber a cultura ou o meio ambiente como algo isolado do universo humano. Pensar e trabalhar com atenção à sustentabilidade socioambiental é fundamental para permitir a nossa preservação e nossa evolução como espécie.
O significado de cuidar do meio ambiente para os Guaranis vai além de uma atividade de reflorestamento ou de proteger a natureza como algo externo ao humano. Há uma relação entre a degradação ambiental e a degradação cultural e étnica. O meio ambiente e cultura não estão separados, e sim integrados.
Para o cacique Felipe Brizoela, da Aldeia Pindoty, nosso projeto é uma grande oportunidade de recuperar a natureza e preservar a cultura Guarani. É uma forma de nos unirmos para trabalhar juntos e fortalecer a identidade dessa cultura mais ainda.
Ser consciente e responsável, diariamente, beneficia a vida de todos! Conscientes da nossa missão, comemoramos a Semana do Meio Ambiente e chamamos todos à reflexão. Faça você também a sua parte e viva em harmonia com o Planeta Terra. Questione, discuta e não esqueça da importância do meio ambiente para o nosso planeta. Nos apóie nessa luta!