Hoje, durante o Encontro de Lideranças Indígenas, foi realizada uma ampla reunião com entidades e parceiros do Projeto Ar, Água e Terra e lideranças guarani das sete aldeias participantes da atual fase de trabalho.
O cacique Cirilo, que recebeu com muita alegria a todos na Teko'a Anhetenguá, em Porto Alegre, agradeceu a nossa equipe e aos parceiros pelo trabalho. Estiveram presentes representantes da FUNAI, do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPI), das Secretarias Estaduais de Governo, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e EMATER.
Todos os cacqiues e lideranças ressaltaram o quanto as aldeias tiveram ganhos de sustentabilidade e manejo do uso do solo para recuperação e reconversão para plantação de alimentos nas suas áreas. Muitas das espécies arbóreas que são plantadas por meio das técnicas de "viveirismo", introduzida pouco a pouco pelo Projeto aos indígenas, são espécies nativas e que servem tanto para alimentação quanto para a produção de artesanatos, além da preservação ambiental pela reintrodução das mesmas nas áreas das aldeias.
Os parceiros puderam falar sobre planos de atividades, políticas indígenas e a busca pela ampliação do número de guaranis no CEPI.