No Dia Mundial do Meio Ambiente - data criada em 1972 pela ONU para conscientizar sobre a urgência da proteção ambiental, salientamos dados sobre os biomas Pampa e Mata Atlântica, área de (...)
No Brasil se comemora o Dia Nacional da Mata Atlântica em 27 de maio. Você sabia que restam apenas 24% das florestas que existiam originalmente, sendo apenas 12,4% florestas maduras e bem preservadas? E, embora o (...)
No Dia Internacional da Biodiversidade, 22 de maio, salientamos que os Territórios Indígenas são as áreas mais preservadas do Brasil, conforme aponta o estudo científico divulgado pelo MapBiomas. Sabe por (...)
A crise humanitária vivida pelos povos indígenas no RS em decorrência da catástrofe climática foi emergencialmente mitigada pela assistência prestada por entidades da sociedade civil, indígenas e atores (...)
Mais de 80 comunidades e territórios indígenas de diversas regiões do Rio Grande do Sul (RS) estão necessitando da solidariedade e da atenção do poder público e da sociedade civil. Os povos Guarani Mbya, (...)
Instituto desenvolve ações com a etnia Guarani desde a década de 90 e inicia a 4ª fase do Projeto Ar, Água e Terra visando a gestão sustentável dos territórios indígenas O Instituto de Estudos (...)
Projeto Ar, Água e Terra, realizado pela organização sem fins lucrativos IECAM visa a segurança alimentar, a cobertura vegetal e a gestão sustentável dos territórios indígenas nos biomas (...)
Estamos lançando, com muita alegria, nosso novo livro, que expressa resumidamente a trajetória trilhada durante o desenvolvimento do projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani. As ações (...)
Confira o vídeo do IECAM com as atualizações do Projeto Ar, Água e Terra .
Confira a matéria realizada pela RBS e publicada no site G1 RS sobre o trabalho nas aldeias. https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2019/11/26/projeto-ajuda-na-recuperacao-e-na-conservacao-da-biodiversidade-de-aldeias-guarani-do-rs.ghtml
Confira a matéria realiza sobre os trabalhos realizados nas 3 fazes do projeto. #dixoncomunicacao #ProjetoArAguaETerra #Noticia #Resultados #Guarani #Imprensa #MeioAmbiente
No dia 18 de novembro é o Dia da Pró-equidade de Gênero e Raça, data para relembrar a importância de confrontar estrategicamente o racismo, rompendo com as políticas de silêncio racial.
Parabenizamos nossa equipe e parceiros que valorizam e respeitam a alfabetização bilíngue e o diálogo constante entre diferentes linguagens. Feliz Dia Nacional da Alfabetização!
Celebrando o Dia da Árvore da melhor forma: plantando mais árvores cultivadas no nosso viveiro com os guarani na Teko'a Anhetenguá! A data é comemorada em 21 de setembro e a equipe do Projeto Ar, Águe e Terra: Vida e (...)
Os indígenas alcançaram destaque na Revolução Farroupilha como lanceiros na tropa dos negros. Infelizmente, na maioria dos relatos, os índios não estão contemplados na escrita da história do Rio (...)
Hoje, no Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio, o IECAM destaca o trabalho que tem realizado através do Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani. A Camada de Ozônio (...)
No Dia Internacional dos Povos Indígenas, o Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani faz uma homenagem a esses povos que já foram milhões e ocuparam a maior parte dos (...)
O Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani em conjunto com 14 projetos patrocinados pela Petrobras plantarão mais de 4.500 mudas em várias regiões do país pelo Dia de Proteção (...)
O IECAM participou do 3º Congresso Internacional Povos Indígenas da América Latina (CIPIAL). Na ocasião, o Instituto apresentou o trabalho “Transversalidade, Interdisciplinaridade e multidimensionalidade na construção curricular indígena: (...)
A coordenadora do Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, Denise Wolf, esteve na Universidade Petrobras, no Rio de Janeiro, participando do “1º Workshop de Metodologias de Quantificação de Carbono”. O encontro (...)
No Hemisfério Sul, a noite desta sexta-feira, 21 de junho, é marcada pelo solstício de inverno e o início da nova estação. Na cultura guarani, a observação do céu e a posição das constelações coordenam (...)
No Dia Mundial do Meio Ambiente (instituído em 1972 na Conferência Anual da ONU) celebramos a importância de preservar e recuperar o ambiente natural, fonte e garantia da vida para nossa e demais espécies existentes. Neste ano, a (...)
A Mata Atlântica, ecossistema riquíssimo em biodiversidade, está presente através de remanescentes ou áreas naturais em dezessete estados do Brasil. No Rio Grande do Sul, apenas cerca de 7% do bioma se mantém (...)
No Dia Internacional da Reciclagem, o Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani ressalta a importância do ensino de práticas sustentáveis às futuras gerações. Em parceria com a Escola Estadual (...)
Hoje, 22 de abril, é comemorado o Dia do Planeta Terra. Nesta data, ressaltamos a importância das ações de revitalização da biodiversidade e dos saberes tradicionais. O Projeto Ar, Água e Terra: Vida e (...)
A valorização das tradições, da cultura guarani, a recuperação e a conservação ambiental são alguns objetivos do projeto Ar, Água e Terra. A partir do viveirismo, da reintrodução de espécies nativas e da (...)
Nesta terça-feira, a equipe do Projeto promoveu uma oficina de serigrafia com o artista visual urbano Xadalu, que direciona seu trabalho à cultura indígena. Ele criou um simpático indiozinho e grafitou pelas ruas de (...)
Hoje, durante o Encontro de Lideranças Indígenas, foi realizada uma ampla reunião com entidades e parceiros do Projeto Ar, Água e Terra e lideranças guarani das sete aldeias participantes da atual (...)
Em comemoração ao Dia do Índio, caciques e lideranças guarani se deslocaram de seis aldeias do Rio Grande do Sul para o Encontro de Caciques e Lideranças Guarani realizado na Aldeia Teko’a Anhetenguá, em Porto Alegre. A (...)
O Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani promoveu o plantio de cinquenta mudas de espécies nativas do Rio Grande do Sul na aldeia indígena guarani Teko’a Anhetenguá, na Lomba do Pinheiro, em (...)
No dia Internacional das Florestas ressaltamos ações relevantes às florestas do Rio Grande do Sul realizadas pelo @IECAM com o Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani. O projeto - desenvolvido (...)
Em celebração ao Dia Internacional das Florestas, projetos de várias regiões do Brasil realizam atividades de plantio! 🌿👏🌳 Fazem parte da ação conjunta os projetos da linha de atuação Floresta e Clima (...)
O Iecam e o Projeto Ar, Água e Terra valorizam a equidade de gênero e por isso sempre buscamos debater os problemas e as dificuldades passadas pelas indígenas promovendo oficinas e encontros com as mulheres guarani. Em (...)
Valorizar o conhecimento tradicional e a biodiversidade é enriquecedor e necessário! O Iecam, desde 1991 realiza pesquisas e ações socioambientais sustentáveis. Entre elas está o Projeto Ar, (...)
O Iecam participou do encontro de mulheres Mbya Guarani na aldeia Som dos Pássaros em Maquiné, no dia 14 de fevereiro. Organizado pela Secretaria Estadual de Saúde o encontro pautou o uso da medicina tradicional e plantas medicinais Guarani. (...)
Para os guarani, o chimarrão é chamado de Caá-i (água de erva saborosa). Eles costumam beber a infusão das folhas como chá, especialmente pela manhã, substituindo o (...)
Conheça nosso vídeo de capa do Facebook para o 4º quadrimestre do projeto. Aproveite e nos curta na Página do Facebook: https://www.facebook.com/ProjetoArAguaETerra/
Luiz Mariano da Aldeia Anhetenguá contou um pouquinho em depoimento porque escolheu participar do Projeto Ar, Água e Terra. Segundo ele, o projeto resgata muitas características das aldeias que foram se extinguindo com o (...)
Neste último quadrimestre os artesãos e artesãs guarani confeccionaram 500 peças, os "cestinhos" porta-lápis e as esculturas zoomórficas chamadas "bichinhos". As peças serão (...)
Estamos felizes em anunciar o início de um novo ciclo no Projeto Ar. Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, reafirmando nossos objetivos e metas e a aliança com os karaí, kunhã karaí, caciques, (...)
Encerramos 2018 com diversas atividades realizadas com as aldeias guarani no Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani Nossa felicidade é imensa em completar mais um ano e trabalhar com a nação guarani em um fluxo (...)
No dia em que se comemora os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos, lembramos os direitos dos povos indígenas. A Declaração dos Direitos Humanos é um dos documentos mais traduzidos do mundo e representa o reconhecimento de que os (...)
A coordenação do Programa Petrobras Socioambiental (PPS) promoveu um Workshop de Comunicação para que os projetos ambientais e sociais, que contam com o patrocínio da Petrobras, trocassem experiências e promovessem mais integração (...)
Na semana que a Constituição de 1988 comemora 30 anos, lembramos aqui alguns direitos instituídos aos povos indígenas. Os direitos constitucionais dos índios estão expressos num capítulo (...)
O Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM) estará na 9ª BioNat Expo de 12 a 14 de outubro em Gramado/RS, no Centro de Eventos da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS). No stand do Instituto, a equipe apresentará os (...)
Em setembro, a equipe do IECAM, em conjunto com a comunidade indígena da Tekoá Anhetenguá e os jardineiros auxiliares do projeto, realizou mutirão de plantio de mudas nativas na Tekoá Anhetenguá (Aldeia Lomba do Pinheiro, em Porto (...)
O IECAM esteve presente no “Belém +30” nos dias 06 a 11 de agosto. O evento integrou o XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia, o XII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, a I Feira Mundial da (...)
O IECAM esteve domingo (12/08) no Brique da Redenção, em prol ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado no dia 9 de agosto. A equipe apresentou os objetivos, atividades e avanços do Projeto Ar, Água e Terra: Vida e (...)
Em celebração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas (09/08), o Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM) estará no Parque Farroupilha, próximo ao Monumento do Expedicionário, no domingo (12/08), das 9 (...)
O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi criado por decreto da ONU em 1995. A data é comemorada hoje, 09/08, e simboliza o resultado da atuação de representantes de povos indígenas de todo o mundo, e (...)
Mês passado, foram realizadas atividades com a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Indígena Anhetenguá. As dinâmicas do projeto envolveram a separação e destino adequado do lixo, assim (...)
As florestas são parte vital da natureza, influenciando diretamente no ciclo da água. Elas contribuem para a formação de chuvas que abastecem várias regiões do país. Sem elas as estações (...)
Hoje inicia o Solstício de Inverno. Ele marca o dia mais curto do ano e, consequentemente, a noite mais longa. Para os Guaranis, o início de cada estação do ano é determinado pela posição do (...)
A equipe do Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani está realizando trabalho de preparação de sementeiras de mudas nativas e repicagem de mudas no Viveiro/estufa da Teko'a Anhetenguá (Aldeia da Lomba do (...)
O Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani está desenvolvendo atividades para promover a integração entre educação ambiental e educação em saúde. Para realizar esse trabalho, contamos (...)
Nessa semana, comemoramos a semana do meio ambiente e é nosso dever refletir sobre o futuro do nosso planeta. Ontem, 5 de junho, celebrou-se o dia do meio ambiente e nosso projeto Ar, Água e (...)
A ideia de um processo educativo interdisciplinar e intercultural de construção de mapas da aldeia é fruto de um projeto conjunto do Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM) com o Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (...)
Realizamos na última sexta-feira, 04 de maio, atividades de Educação Ambiental na Escola Indígena de Ensino Fundamental Nhuu Porã, na Aldeia Campo Bonito (Teko’a Nhuu Porã), em Torres (RS). (...)
Para o encerramento das atividades realizadas pelo Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM) na semana em que se comemora o Dia do Índio, a equipe esteve no Brique da Redenção, em Porto Alegre, no domingo (22/04). No espaço (...)
O Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani tem a satisfação de homenagear a população nativa do Brasil na data nacional em que se comemora o Dia do Índio. Para a semana foram preparadas uma série de (...)
Na semana em que se comemora o Dia do Índio (19 de abril), compartilhamos a entrevista que a Coordenadora Geral do Projeto Ar Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, Denise Wolf, concedeu à Rádio Supereco.com e (...)
O Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani foi um dos projetos selecionados pelo Programa Petrobras Socioambiental a participar do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília. Durante o evento, ocorrido (...)
Reconhecendo a importância de preservar e cuidar da água, desde 2011 ações do Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani do IECAM, conservaram e recuperaram florestas e corpos d’água em mais de (...)
Para celebrar o Dia Mundial das Florestas vale ressaltar que, no Rio Grande do Sul, ações executadas pelo Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, coordenado pelo IECAM, já cultivaram e plantaram (...)
A primeira celebração do Dia Mundial das Florestas, decretado pela Organização da Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura (FAO), ocorreu em 21 de março de 1974. O Dia Mundial da Água, celebrado (...)
O modo de ser e viver guarani está intimamente conectado com a existência na aldeia de elementos naturais como água “viva” (corpos e cursos d’água), terra apropriada para plantio e floresta, para (...)
As aldeias participantes do projeto estão localizadas em oito municípios do Rio Grande do Sul: Caraá, Maquiné, Osório, Palmares do Sul, Porto Alegre, Riozinho, Torres e Viamão, abrangendo as (...)
Depois de uma pausa de dois anos, o Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM) inicia a terceira fase do Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani. As atividades visam a educação, a recuperação e a conservação ambiental, e o (...)
A cultura Guarani possui uma riqueza de elementos pouco conhecidos e valorizados pela sociedade que podem contribuir para processos culturais renovadores, em termos de exemplos, inspiração, sensibilização, conhecimento e incentivo para a (...)
Informamos que as atividades desenvolvidas pelo Projeto Ar, Água, Terra: Vida e Cultura Guarani estão no nosso novo dvd, que contém 7 filmes: 1 - Troca de saberes, sementes e mudas no projeto 2 - (...)
Com muito gosto apresentamos a arte do novo folder do Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani.
Durante o mês de agosto de 2015, foram realizadas reuniões semanais de Planejamento Estratégico no Forum de Turismo do Vale do Paranhana, que reúne Prefeituras, empreendedores, Emater e Ong’s como o IECAM. O (...)
Foram muitas atividades de plantio, especialmente nas aldeias Tekoá Nhuu Porã (Campo Bonito, Torres-RS) e Tekoá Anhetenguá (Verdadeira, Porto Alegre-RS), nos meses de julho e agosto. Na Tekoá Nhuu Porã foi realizada uma (...)
Além do levantamento das 90 espécies mais importantes para os guarani, utilizadas na alimentação, na saúde, na confecção do artesanato e instrumentos musicais e cerimoniais, da aquisição de mudas de tais (...)
Nos meses de maio e junho de 2015, dez mil mudas de espécies nativas importantes para os guarani, como erva mate, cedro, embira e urucum e frutíferas nativas como araçá, butiá, guabiroba e (...)
Os frequentadores do Parque Farroupilha (Redenção) tiveram acesso à cultura Guarani neste último domingo, dia 19 de abril. Estivemos presentes realizando atividades desenvolvidas pelo Projeto Projeto Ar, Água e (...)
IECAM e Povo Guarani realizam neste domingo (19/04), no brique da redenção, atividades de conscientização para marcar o Dia do Índio. Os frequentadores do Parque Farroupilha terão acesso à cultura Guarani no dia 19 de (...)
No mês de Abril comemora-se o Dia do Índio (19/4), o Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM) realiza atividades de conscientização para marcar a importância da cultura Guarani na recuperação e conservação do meio ambiente. No dia 14 (...)
Patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, o projeto Ar, Água e Terra Vida e Cultura Guarani, também busca resgatar a preservação das águas das nascentes e das florestas. A Organização (...)
A bióloga e presidente do IECAM, Denise Wolf, convidada pela Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais, fará parte da Delegação Brasileira presente no Fórum Social Mundial na Tunísia, Norte da (...)
Um um artigo científico desenvolvido pela presidente do IECAM, Denise Wolf, são apresentadas as ações de recuperação e conservação ambiental e etnodesenvolvimento, realizadas através do projeto Ar, Água e (...)
A atual presidente do IECAM, Denise Wolf, em parceria com a Educadora Ambiental, Beatriz Stumpf, desenvolveram um artigo que consiste na apresentação dos elementos para a construção de processos educativos socioambientais em aldeias indígenas, (...)
O projeto e a construção, em 2007 e a complementação, em 2012, do Viveiro-Estufa da Aldeia Anhetenguá, em Porto Alegre-RS, representou uma experiência única para a bióloga Denise, para a arquiteta Daisy Wolf e para a (...)
Nos dias 17 e 18 de Setembro caciques e monitores guarani de sete aldeias que participam do Projeto Ar, Água e Terra. Vida e Cultura Guarani realizaram um encontro, na Aldeia Nhu porã (Torres-RS), para dialogar sobre as (...)
Hoje é o Dia Internacional dos Povos Indígenas Diferente da comemoração do dia 19 de abril, o Dia Internacional dos Povos Indígenas foi uma conquista dos próprios índios do mundo inteiro. (...)
Dia 5 de Junho foi a data escolhida para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente. Com início no ano de 1972, o objetivo da comemoração é promover atividades de proteção e preservação, além de alertar o (...)
Dia 22 de Maio foi a data escolhida pela ONU para comemorar o Dia Internacional da Biodiversidade. O objetivo dessa comemoração é aumentar a conscientização da população mundial para a importância e necessidade da (...)
O evento apresentou o modo de viver das comunidades indígenas Annhetenguá, de Porto Alegre, e Itapoty, em Riozinho. PORTO ALEGRE, 22 DE ABRIL DE 2014 – “O seu espírito só cresce se você escuta a natureza. Nossa (...)
No dia 19 de Abril é comemorado o dia do Índio! E nesta terça-feira, 22 de Abril, aldeias guarani irão receber visitantes. Este evento tem por finalidade mostrar à sociedade a sabedoria e o modo de viver das (...)
Os Guarani e o IECAM realizaram um memorável encontro entre 21 e 24 de março de 2014, quando dez aldeias puderam comemorar e planejar as atividades no Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, desenvolvido em conjunto com o IECAM e (...)
Neste sábado, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água! Celebrado mundialmente desde 1993, a data foi recomendada pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio (...)
Nesta sexta-feira (21 de Março), é comemorado o Dia lnternacional das Florestas. O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pede que governos, empresas e a sociedade civil se empenhem para proteger as florestas, para reduzir o (...)
O projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, em sua segunda fase, irá retomar as atividades com as aldeias e criar novas oportunidades de convivência e diálogo entre os técnicos do IECAM e os Guarani, a (...)
Estamos felizes em informar que daremos continuidade às atividades desenvolvidas com os índios guarani no Rio Grande do Sul, no projeto “Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani”, patrocinado (...)
No final desse mês de janeiro de 2013, concluindo dois anos de atividades no Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, manifestamos nossa gratidão às aldeias guarani, aos diversos colaboradores, (...)
Ele é utilizado na medicina tradicional e considerado “sagrado”. Os guarani acreditam que a madeira e a casca do cedro são vermelhos pelo fato de o sol morar dentro da árvore e assim as utilizam na medicina para tratar (...)
De acordo com a tradição Guarani, Tupã criou a mulher a partir de um balaio, o que trouxe uma grande alegria para as tribos. Essa foram as primeiras peças artesanais confeccionadas pelo Mbyá- Guarani. (...)
Palavras do cacique José Cirilo da aldeia Anhetenguá, Lomba do Pinheiro, Porto Alegre: “ temos um longo caminho para atingir os nossos objetivos, pois são 1500 anos de riquezas naturais perdidas, nossa mata, (...)
A divisão do trabalho desenvolvido nas aldeias está diretamente relacionada com o dom e a missão de cada indígena. O artesão é responsável por confeccionar utensílios de (...)
Aconteceu nesta semana o encontro das 8 aldeias do projeto, onde foi debatido a importância do projeto na vida dos guarani e também foram estipuladas novas metas. Em breve mais fotos e notícias do (...)
Grande parte das aldeias já não cultiva tabaco pelo fato de não possuírem sementes e acabam adquirindo tabaco no comércio local. Na aldeia Nhuu Porã estão produzindo mudas de tabaco (...)
Percebe-se um aumento das áreas de cultivo em relação a 2011 pois, através do projeto, as aldeias receberam sementes, ferramentas, orientação e apoio, o que incentiva as famílias a retomarem a agricultura guarani. Também (...)
A Aldeia Campo Bonito de Torres havia manifestado desejo em plantar pinheiros brasileiros e, através da FUNASA, foram enviados 100 pinheiros produzidos no viveiro Nhuu Porã. Os pinheiros foram levados para a aldeia Pindoty e de (...)
O cacique, José Verá, com muito orgulho mostrou o cultivo de suas lavouras, sendo que, neste ano, plantou pela primeira vez “arroz sequeiro”, alimento consumido diariamente pelas (...)
Famílias da aldeia receberam orientações sobre a importância alimentar de hortaliças como: cenoura, beterraba, couve, repolho, alface, tomate, pepino, pimentão e espécies aromáticas e condimentares: cebolinha, salsa, (...)
A OPY é a casa de reza, é aonde os guarani se conectam aos deuses e ancestrais e realizam cerimônias espirituais, tais como nhemongaray (nominação das crianças). Os instrumentos musicais e o tabaco fumado em (...)
Ontem, a coordenadora do projeto, Denise Wolf, fez sua última apresentação sobre "Ações de recuperação e conservação ambiental e etnodesenvolvimento em Aldeias (Tekoá) Guarani do Rio Grande do Sul".
Ontem, no começo da tarde, a coordenadora do projeto IECAM, Denise Wolf, fez sua apresentação contando com o apoio do cacique e coordenador do projeto Ar, Água e Terra, José Cirilo
José Cirilo, de camiseta vermelha é o cacique e coordenador indígena do projeto do Ar, Água e Terra, patrocinado pelo Programa Petrobrás Ambiental. Hoje, no começo da tarde, a coordenadora do IECAM, (...)
No roçado estão sendo cultivados milho, feijão, amendoim, abóbora, moranga, melancia, pipoca, batata-doce e mandioca. E na área da horta também está toda cultivada, a cebola já (...)
Dona Laurinda (aldeia Pindó Mirim / Itapuã) recebeu do Sr. Adolfo (aldeia Ka'aguy Pau/ Varzinha/ Caraá) bandeja de mudas de tabaco/fumo. Os roçados da aldeia já foram capinados e estão em (...)
A coordenadora do projeto do IECAM, Denise Wolf, fará sua apresentação sobre “Uma possível aliança entre a conservação da natureza e o nhanderekó (modo de ser e viver Guarani)” no dia 28/11, (...)
Os roçados da aldeia estão sendo capinados e os cultivos de milho, feijão, amendoim, mandioca, pipoca, melancia, abóboras e morangas já começam a se desenvolver. A comunidade e os monitores do projeto, após o plantio dos (...)
As famílias reunidas realizaram o plantio de mudas de hortaliças e as crianças, em especial, estão muito entusiasmadas, sendo algumas tarefas delegadas às mesmas. Também foi discutido o Etnoturismo e, através de uma (...)
Esta aldeia recebeu da EMATER três hortas e neste dia foi realizado um encontro com as famílias para discutir a importância das hortaliças na alimentação, modo de cultivo e importância do cultivo de plantas (...)
Nesta aldeia as famílias também receberam da EMATER áreas cercadas para o cultivo de hortaliças e estão muito interessadas em cultivar hortaliças e incorporar as mesmas em sua alimentação. Nesta aldeia (...)
Esta aldeia recebeu da EMATER uma área de terra cercada para desenvolver o cultivo de uma horta e neste dia as famílias prepararam a terra para o plantio de mudas de hortaliças. O cultivo de hortaliças não (...)
Foi realizada uma visita de orientação dos roçados com as famílias e constatamos um grande interesse em retomar o cultivo de seus roçados com o apoio e orientação do projeto. Estão sendo (...)
A aldeia recebeu 15 mudas de Lágrima de Nossa Senhora, planta muito importante, pois as sementes da mesma são utilizadas para confecção dos colares que eles comercializam como artesanatos. Em função da (...)
Estas aldeias também cultivam seus roçados baseados em técnicas da agricultura guarani. O Sr. Alberto Brizoela ( ancião da aldeia Pindoty) diz: “Sabemos e sempre soubemos cultivar nossas (...)
É época de plantio e as aldeias estão concentradas nos cultivos, preparo, capina. Há uma grande expectativa de produção de alimentos nas aldeias. As atividades de preparo e plantio foram feitas em tempo, na tentativa de (...)
A Secretaria-Geral da Presidência da República afirmou, por meio de nota divulgada nesta sexta-feira (26), que a divulgação da informação de que índios guaranis-kaiowás da comunidade Puelito Kue, no sul do Mato (...)
Nós (50 homens, 50 mulheres, 70 crianças) comunidades Guarani-Kaiowá originárias de tekoha Pyelito kue/Mbrakay, vimos através desta carta apresentar a nossa situação histórica e decisão definitiva (...)
O encontro na aldeia Nhuu Porã reuniu quatro caciques das aldeias do norte do RS. José Verá Rodrigues – Aldeia Nhuu Porã, Miguel Brizoela – Aldeia Itapoty, Luís Brizoela (...)
No dia 18, aconteceu a entrega de sementes para a aldeia Aldeia Ka’aguy Pau – Varzinha – Caraá e o acompanhamento nas lavouras. Nestas aldeias as famílias estão preparando áreas para o (...)
Há muitos anos as aldeias guarani que trabalham em parceria com o IECAM não cultivavam mais o arroz que consomem, devido à falta de sementes. Mas com a aquisição e distribuição do “arroz de sequeiro”, (...)
O aumento dos roçados nas oito aldeias que fazem parte do projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani tem sido motivo de alegria para os indígenas. Para o karaí (sábio, (...)
Um exemplo de trabalho de reconversão produtiva e preservação ambiental promovido pelo projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani aconteceu nas últimas semanas na Teko’a Yriapú (Aldeia Som do Mar, (...)
O IECAM e a comunidade guarani das oito aldeias que fazem parte do projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani estão preparando um encontro com a participação dos caciques, lideranças, monitores e (...)
Senhores Senadores, A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vem mais uma vez manifestar sua preocupação com o Código Florestal, desta vez por (...)
O IECAM recebeu a visita da sua gerente da Petrobras, empresa que patrocina o projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani. Adriana Oliveira esteve em Porto Alegre/RS para realizar uma avaliação técnica e conhecer (...)
Para os Guarani tudo na natureza tem espírito, logo é sagrado. E por compreenderem o valor de cada ser no equilíbrio do todo, os indígenas da etnia valorizam o trabalho de cultivo de árvores nativas realizadas de forma (...)
Terminada a fase mais intensiva do cultivo de mudas nativas nas oito aldeias participantes do projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, os indígenas se preparam agora para o incremento de seus roçados. O IECAM (...)
Até o final de agosto deste ano o projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani contabilizou 21.203 mudas na terra e outras 20 mil (aproximadamente) nos viveiros construídos em aldeias Guarani. As atividades são (...)
O desenvolvimento de etnoturismo em aldeias Guarani vem sendo apontado como uma vontade dos indígenas de algumas áreas que fazem parte do projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani. O intuito (...)
Os corais Guarani das aldeias da Estiva (Viamão/RS) e Lomba do Pinheiro (Porto Alegre/RS) foram convidados pelo Governo do Estado a se apresentarem na Expointer 2012. Foram duas oportunidades: No Jantar dos Prefeitos, dia 29/08, e no (...)
A aldeia Ka’aguy Pau (Varzinha), em Caraá/RS, sediou no dia 16/08 um encontro que reuniu caciques, monitores e indígenas de quatro áreas que fazem parte do projeto Ar, Água e Terra: Vida e (...)
Aproximadamente 10 mil pessoas tiveram contato com a arte e cultura Guarani durante o Dia dos Pais de 2012. No domingo, 12/08, o Instituto e os Guarani marcaram presença no Brique da Redenção, a maior feira de artesanato e arte popular de (...)
O Dia Internacional dos Povos Indígenas (09/08) foi histórico para os indígenas Guarani do Rio Grande do Sul. Pela primeira vez a etnia teve a oportunidade de mostrar sua cultura na sede do governo (...)
Em uma reunião com Secretário Executivo do Gabinete do Governador - Robério Garay, a 1ª Dama do RS - Sandra Genro, o Secretário Adjunto da Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa do RS - Everton Braz e a (...)
O intercâmbio de mudas e sementes entre aldeias Guarani, promovido pelo projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, rompeu barreiras estaduais. Indígenas da aldeia Nhundy (Estiva, Viamão/RS) foram visitar as aldeias (...)
por Beatriz Osório Stumpf * A cultura Guarani traz uma compreensão da natureza como sagrada e viva, refletindo em um modo de vida em que os indígenas não se consideram simples habitantes de um ambiente, mas membros (...)
Entre abril de 2011 e junho de 2012 foram plantadas 13.487 mudas nas oito aldeias participantes do projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, realizado em parceria do IECAM- Instituto de Estudos Culturais e Ambientais - com os (...)
Denise Rosana Wolf * Considerando a pequena disponibilidade de áreas disponíveis (“exploráveis”), a proteção da biodiversidade e a demarcação de Terras Indígenas (TI) constituem grandes desafios especialmente para as (...)
por Denise Rosana Wolf* Embora não seja possível perceber a busca de desenvolvimento (como geralmente é entendido e aplicado pela sociedade) na cultura ou sociocosmologia guarani, o etno“desenvolvimento” e muitos objetivos estabelecidos (...)
Na sexta-feira (13/07) integrantes do IECAM se reuniram com o Secretário Executivo do Gabinete do Governador, Robério Garay, e a Coordenadora de Eventos do Palácio Piratini, Magali Hochberg. Em pauta a possibilidade de parceria para (...)
Nesta terça-feira, 10 de agosto, a equipe do IECAM promoveu um trabalho conjunto na aldeia de Itapuã (Pidó Miri – Viamão/RS). Com o apoio do cacique Turíbio foram cultivadas algumas dezenas de mudas nativas no meio de (...)
O Horto Florestal de Tramandaí doou mais 100 mudas para duas aldeias beneficiadas pelo projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, desenvolvido em parceria entre o IECAM e os guarani. As mudas doadas (...)
O aumento da qualidade de vida para os moradores da aldeia da Varzinha (Kaaguy Pau, em Maquiné e Caraá/RS), devido ao trabalho conjunto do IECAM com os guarani através do projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, é (...)
O cacique José, da aldeia Campo Molhado (Nhuu Porã – Maquiné/RS), não mede palavras para elogiar o projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, patrocinado pela Petrobras (...)
A equipe do IECAM participou de uma ação conjunta com a escola indígena da aldeia Lomba do Pinheiro (Anhetengua – Porto Alegre/RS). Na ação, realizada em conjunto com o professor Jeronimo e a diretora Jacimara, foi (...)
O Instituto de Estudos Culturais e Ambientais realizou um intercâmbio entre as aldeias Granja Vargas (Yriapu – Palmares do Sul/RS) e Coxilha da Cruz (Barra do Ribeiro/RS). Os visitantes da Granja Vargas foram recebidos pelo cacique Anildo, pelo (...)
As aldeias Varzinha (Ka’aguy Pau – Varzinha e Caraá/RS) e Pindoty (Riozinho/RS) passaram por mutirões conjunto entre os técnicos do IECAM e os próprios indígenas moradores das áreas. As (...)
Importantes fóruns, reuniões, convivências, feiras, marchas e territórios, com rica troca de experiências, foram realizados entre os dias 15 e 23 de junho na Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo (Rio de (...)
No mês de junho, o Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM) fez a entrega dos DVDs Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani às oito aldeias gaúchas participantes do projeto patrocinado pelo Programa (...)
A equipe de campo do IECAM e nove guarani da aldeia Anhetenguá (Porto Alegre/RS) promoveram esta semana um mutirão com o objetivo de limpar as áreas dos pomares de citrus e onde estão cultivados a erva mate. (...)
Em época de Rio+20 a discussão do desenvolvimento sustentável está em voga por todo o Brasil e em muitos países do mundo. O IECAM e os guarani, dentro do projeto Ar, Água e Terra, estão fazendo a (...)
O líder indígena Reoni Metuktire, da etnia Kaiapó, está sendo indicado pelo Colegiado de Cultura Indígena, do Minstério da Cultura, para ser homenageado durante a 4ª edição do (...)
Hoje, 05 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data que busca trazer reflexão sobre o impacto das nossas ações na natureza e no planeta. Para o ano de 2012 o tema escolhido é "Economia (...)
Lideranças guarani, kaigang e charrua do RS estão se reunindo com representantes governamentais na busca da reestruturação do Conselho Estadual dos Povos Indígenas. O CEPI, que tem como objetivo ser um órgão (...)
Na sexta-feira passada (1º de junho), a equipe do Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM) encerrou o recebimento das mudas doadas pelo Banrisul. A ação faz parte do projeto Ar, Água e Terra – Vida e (...)
No mês de maio, o Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM) realizou diversas tarefas em várias aldeias do Projeto Ar, Água e Terra – Vida e Cultura Guarani, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental. A aldeia (...)
Em maio o IECAM realizou palestra durante o curso de extensão "Da utopia à realidade", o qual está sendo promovido pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Caçapava do Sul. A palestra (...)
Nos dias 16 e 17 de junho o Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM) vai participar da Cúpula dos Povos, no Rio de Janeiro. Trata-se de um evento organizado pela sociedade civil global, paralelo à Rio+20, a Conferência das (...)
O IECAM marcou sua presença na edição de 2012 do Seminário Internacional Pare Pense, promovido pela ONG Parceiros Voluntários. O evento ocorreu nessa segunda-feira, dia 22 de maio, e contou com os (...)
O IECAM e os Guarani vem recebendo apoio no aumento do número de mudas para serem plantadas nas oito aldeias que fazem parte do projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, patrocinado pelo Programa (...)
Aproveitando os meses sem “R” (maio, junho, julho e agosto), tradicionalmente conhecido como melhor período para o cultivo no Rio Grande do Sul, a equipe indígena e não indígena do IECAM (...)
Nas primeiras semanas de maio, a equipe do Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM) fez o manejo dos roçados das aldeias Pindó Mirim (Itapuã- Viamão/RS), Anhetengua (Lomba do Pinheiro - POA/RS) e Nhundy (Estiva - (...)
A intenção de dar voz aos guarani, para que falem da sua forma de ver o mundo e sobre dificuldades que enfrentam, vem sendo bem sucedida. Nos últimos dias tanto a TVE/RS quanto a (...)
Os artesãos Wenceslau Oliveira e Airton de Oliveira, da aldeia Estiva (Viamão/RS), fizeram duas obras de arte para aumentar o acervo que o IECAM utiliza nas exposições sobre a cultura guarani que realiza pelo RS. O (...)
No dia 5 de maio, Denise Wolf, bióloga e presidente do Instituto de Estudos Culturais e Ambientais, palestrou no TEDxLaçador, na Quinta da Estância Grande, no Rio Grande do Sul. O tema da edição deste ano do evento é LEGADOS: (...)
Aos 14 anos, Júnior Karaí é um jovem guarani com um grande talento. Em uma visita à aldeia Varzinha, Paulo Fernandes, fotógrafo e técnico do Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM), descobriu no garoto a (...)
No dia 24 de abril o Instituto de Estudos Culturais e Ambientais visitou a RBS TV (filiada à Rede Globo) e a TVE/RS para apresentar o projeto Ar, Água e Terra e discutir possíveis relações das empresas de comunicação com o (...)
A convite da Secretaria Municipal de Educação de Alvorada/RS, o IECAM e os guarani fizeram no dia 18/04 uma palestra para aproximadamente 120 professores de escolas da rede pública do município. O evento, realizado no plenário da (...)
Durante o mês de abril, serão transmitidos pela TVE (canal 7) cinco vídeos elaborados pelo IECAM. A ação foi preparada em homenagem à Semana do Índio, que ocorre do dia 19 ao dia 26 de abril. Os (...)
No dia 15 de abril, na aldeia Nhuu Porã (Campo Molhado) - localizada entre os municípios de Maquiné, Caraá e Riozinho/RS - foram transplantadas 160 mudas de pintangueira e semeadas 300 mudas de tarumã. (...)
No dia 12 deste mês, o Instituto de Estudos Culturais e Ambientais auxiliou as lideranças da aldeia Ka’aguy (Varzinha, no município de Caraá/RS) a formar grupos de trabalho. A decisão de formar essas equipes foi tomada nos encontros de (...)
O Instituto de Estudos Culturais e Ambientais começou um estudo etnobotânico pela aldeia Nhuu Porã (que abrange os municípios de Barra do Ouro, Caraá e Maquiné/RS).Foi entrevistado o cacique da aldeia, José (...)
Após o encontro de aldeias da região centro/sul, realizado pelo Instituto de Estudos Culturais e Ambientais na aldeia Estiva (Viamão/RS), os Guarani elaboraram uma carta destacando a importância da continuidade das ações do (...)
Do dia 29 ao dia 31 de março, o Instituto de Estudos Culturais e Ambientais organizou um encontro entre as aldeias da região metropolitana de Porto Alegre. A reunião ocorreu na aldeia da Estiva, no município de Viamão/RS. O objetivo do encontro foi (...)
Nos dias 23, 24 e 25 de março, o Instituto de Estudos Culturais e Ambientais realizou um encontro entre as aldeias Nhuu Porá, Itapoty, Pindoty e Ka’aguy. O encontrou ocorreu em Pindoty, no município de Riozinho/RS, e as quatro aldeias da (...)
No dia 22 de março o IECAM - Instituto de Estudos Culturais e Ambientais - marcou sua presença no II Fórum Internacional de Gestão Ambiental (II FIGA) no painel "Educação ambiental e a conscientização pública para a (...)
Amanhã (quinta-feira, 22 de março), o Instituto de Estudos Culturais e Ambientais convida a todos para assistirem à palestra ''Educação ambiental e a conscientização pública para a preservação", no Fórum Internacional de (...)
O milho (avaxi) é considerado um alimento sagrado na cultura Guarani, sendo cultivado com zelo nas aldeias. O cereal representa a presença dos Guarani no mundo e suas sementes são vistas como um alimento para o corpo e (...)
No dia 13 de março, o Instituto de Estudos Culturais e Ambientais organizou um intercâmbio entre aldeias participantes do projeto Ar, Água e Terra, patrocinado pelo Programa Petrobrás Ambiental. Lideranças da aldeia (...)
O viveiro da aldeia Nhuu Porã - que abrange os municípios de Barra do Ouro, Caraá e Maquiné/RS - ganhou 300 novas mudas de Pau Leiteiro (Sapium glandulatum). A espécie arbórea é nativa da (...)
Com os dois novos viveiros construídos pelo IECAM e os Guarani na região de Riozinho (RS), os indígenas da aldeia Pindoty começaram a receber orientações sobre manejo e produção de mudas. Inicialmente foram (...)
Durante o mês de fevereiro, enquanto a seca castigava o RS, a equipe do IECAM deu uma pausa no plantio e se dedicou ao cuidado às mudas já cultivadas e às que estão nos viveiros e estufas a espera do momento adequado para (...)
Acreditando que um outro mundo é possível , social e ambientalmente, o IECAM apresentou no Fórum Social Mundial Temático de Porto Alegre seu trabalho e o projeto Ar, Água e Terra, desenvolvido em (...)
2011 foi um ano muito produtivo para a aldeia Campo Molhado, em Barra do Ouro/RS. Graças ao trabalho realizado pelos guarani, em conjunto com a equipe do projeto Ar, Água e Terra, do IECAM, os roçados tiveram um grande (...)
As aldeias Pindoty e Itapoty, de Riozinho, e Varzinha, em Caraá, se reuniram com a equipe do projeto Ar, Água e Terra para fazer avaliação das atividades realizadas em 2011 e planejar o ano de 2012. Para os indígenas, o resultado (...)
O IECAM parabeniza a Parceiros Voluntários pela iniciativa e pelos resultados atingidos e agradece a capacitação recebida no projeto “Transparência e Prestação de Contas” para organizações do terceiro setor, desenvolvido pela Parceiros (...)
Os roçado das aldeias Itapuã (Viamão/RS) e Granja Vargas (Palmares do Sul/RS) estão recuperando o solo da região. As áreas de plantio eram ocupadas por matos de eucalipto, o que deixou os solos (...)
O intercâmbio de mudas continua sendo praticado pelas aldeias participantes do projeto Ar, Água e Terra, desenvolvido pelo IECAM. Depois de doar mudas de tabaco, foi a vez da Varzinha, em Caraá, receber de Itapoty (...)
O projeto Ar, Água e Terra, desenvolvido pelo IECAM e patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental, promoveu na aldeia Varzinha, em Caraá (RS), uma oficina de produção de pomada. A coordenadora (...)
O projeto Ar, Água e Terra, desenvolvido pelo IECAM e patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental, promoveu na aldeia Varzinha, em Caraá (RS), uma oficina de produção de pomada. A coordenadora (...)
Depois de finalizado o viveiro na aldeia Campo Molhado (Caará/RS) é a vez da Pindoty (Riozinho/RS) iniciar a construção da estrutura para a produção e cultivo de mudas. A aldeia já recebeu o material para a obra que (...)
O projeto Ar, Água e Terra, desenvolvido pelo IECAM, está com 4.000 mudas prontas para serem plantadas nas aldeias guarani do Rio Grande do Sul. O plantio será realizado a partir de (...)
O IECAM está realizando o mapeamento do uso da terra nas aldeias participantes do projeto Ar, Água e Terra – patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental. Os mapeamentos permitem a identificação das (...)
A presidente-executiva da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Johannpeter, vestiu a camiseta do projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani. Presenteada com uma camiseta e um folder do projeto patrocinado pelo (...)
A equipe do projeto Ar, Água e Terra e os monitores guarani da Lomba do Pinheiro estão trabalhando na produção de mudas e no desenvolvimento da horta da aldeia. Para as atividades foi aproveitado o adubo produzido na composteira da (...)
A distribuição de sementes por parte do projeto Ar, Água e Terra, do IECAM, está estimulando o plantio nas aldeias e desenvolvendo as áreas de produção. Os roçados da aldeia Campo Molhado, em (...)
O projeto Ar, Água e Terra, desenvolvido pelo IECAM e patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental, está orientando as aldeias para realizarem a coleta de sementes das espécies arbóreas. Assim, (...)
A aldeia Varzinha doou mudas de tabaco para as demais comunidades do projeto Ar, Água e Terra, desenvolvido pelo IECAM e patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental. As mudas são do roçado do (...)
A equipe do projeto Ar, Água e Terra, desenvolido pelo IECAM, esteve na aldeia Itapoty, em Riozinho (RS), para a realização de uma oficina sobre o uso de plantas medicinais. A atividade reuniu a comunidade, que (...)
As aldeias Pindoty e Varzinha receberam a equipe do projeto Ar, Água e Terra - desenvolvido peo IECAM - para a revisão e orientação do cultivo dos roçados. Ambas comunidades estão ampliando as (...)
O projeto Ar, Água e Terra, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental, está incentivando o manejo das abelhas jataí na aldeia Itapoty, em Riozinho. As abelhas jataí são conhecidas da cultura (...)
A coordenadora regional do IECAM, Denise Wolf, participou nos dias 3 e 4 de novembro de mais uma reunião do Colegiado Nacional de Culturas Indígenas, em Brasília. Na reunião foram discutidas as metas do Plano Nacional de Cultura, com (...)
No dia 08/11, foi realizado, no auditório do Ministério Público do RS, o seminário “Presença Mbyá-Guarani em Porto Alegre: construção de uma política pública”. O objetivo do evento foi (...)
No dia 25/10 houve a Conferência Final do projeto “Desenvolvimento de Princípios de Transparência e Prestação de Contas em Organizações da Sociedade Civil”, desenvolvido pela Parceiros Voluntários e pelo BID. O (...)
O IECAM participou nesta segunda-feira (24/10) do 22º Seminário do Terceiro Setor, organizado pela faculdade de Comunicação Social da ULBRA. O Instituto foi um dos debatedores do painel “A importância da Comunicação Digital no (...)
CARTA ABERTA À NAÇÃO BRASILEIRA Nós, Lideranças Indígenas Guarani, reunidos na Aldeia Estiva, Município de Viamão, RS vimos por este ATO manifestar o nosso repúdio, indignação e (...)
Lideranças de diversas áreas Mbyá-Guarani do Rio Grande do Sul retiveram na noite de 03 para 04/10 o presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Márcio Augusto Freitas de Meira, e mais 13 integrantes da (...)
O IECAM participou, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, da quarta edição da BioNat Expo, em Porto Alegre. Cerca de mil pessoas visitaram o estande do Instituto, que aproveitou o evento para divulgar o seu trabalho, especialmente o projeto (...)
O público que está no Facebook pode ajudar na recuperação e conservação ambiental das áreas indígenas guarani no Rio Grande do Sul. É só aderir à campanha “Curtir e (...)
O IECAM começa neste semestre a realizar o inventário de gases do efeito estufa (GEEs) emitidos nas atividades desenvolvidas pelo projeto Ar, Água e Terra. É a primeira vez que o Instituto faz esse (...)
O IECAM está no Facebook. Na página você pode acompanhar as atividades realizadas pelo Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani (projeto em desenvolvimento do IECAM dentro do Programa Petrobras Ambiental) além de interagir (...)
O projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, que o IECAM desenvolve dentro do Programa Petrobras Ambiental, está realizando as primeiras ações nas aldeias guarani do Rio Grande do Sul. Até o momento foram (...)
O IECAM e as aldeias Guarani do RS foram selecionados no Programa Petrobras Ambiental (2010) e iniciaram em 2011 o projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani. O projeto está sendo desenvolvido em oito aldeias indígenas (...)
FITOTERAPIA e FITOCOSMÉTICA Local: Belo Horizonte - MG Programa: Saúde e beleza com as medicinais Pronto socorro verde Reconhecimento das espécies medicinais Principais ativos vegetais: tanino, óleo essencial, alcalóides e (...)
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MINC), divulgou no dia 28 de dezembro de 2010 o Plano Setorial para as Culturas Indígenas. O Plano, aprovado pelo Colegiado de Culturas Indígenas, integra o (...)
ASPECTOS E CONSIDERAÇÕES SOBRE A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL E NO RIO GRANDE DO SUL Segundo uma definição das Nações Unidas (1986), as comunidades, os povos e as nações indígenas são (...)
O IECAM lança nesta sexta-feira (26/03) no Jardim Botânico do Rio de Janeiro o livro e o DVD do projeto Linha do Tucum – Artesanato da Amazônia, que mostra ações do projeto realizado junto moradores da Vila (...)
No próximo dia 3 de dezembro, às 19 horas, será inaugurada na Biblioteca da Floresta Marina Silva, a exposição que apresenta ao público os resultados do projeto “Linha do Tucum, Artesanato Amazônico”, realizado pelo Instituto de (...)
O IECAM e a comunidade Mbyá-Guarani do RS garantiram a continuação do projeto “Artesanato Mbyá-Guarani: um programa de índio”, através da renovação do patrocínio com a Petrobras, dentro do programa Desenvolvimento e Cidadania. Assim fica (...)
O Instituto de Estudos Culturais e Ambientais está desenvolvendo em 2008/2009 dois projetos com o patrocínio da Petrobras. Ambos incentivarão a produção e comercialização de artesanato, promovendo a geração de trabalho e renda em (...)
Em virtude do trabalho no IECAM e dos laços com os indígenas Mbyá-Guarani no Rio Grande do Sul, estamos recebendo muitas mensagens referindo as diversas e freqüentes imagens e reportagens veiculadas na mídia nacional envolvendo (...)
Índios Mbyá-Guarani de diversas aldeias do Rio Grande do Sul realizam a II Mostra Cultura, Arte e Vida Guarani: Conhecendo um Povo, Valorizando uma Cultura. O evento, que acontecerá de 15 a 27 de abril no Memorial do Rio Grande do Sul, (...)
Trabalhar com culturas diferentes requer cuidado e respeito. Muitas vezes há boa intenção no intuito de ajudar, mas as conseqüências acabam sendo negativas. Este problema normalmente acontece devido à falta de (...)
O Prêmio Cultura Viva, promovido pelo Ministério da Cultura, é dirigido a práticas culturais e educativas que envolvam o campo das artes, do patrimônio cultural e da comunicação cultural, desenvolvidas para a comunidade (...)
O governo federal abriu por um prazo de 90 dias, a partir de 19 de dezembro de 2007, uma consulta pública para receber críticas e sugestões ao Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Este programa visa garantir à (...)
A cultura e o meio ambiente são elementos dinâmicos e vitais.Não se pode falar em cultura e meio ambiente como algo isolado ao universo humano. Somos parte de um todo que cria, alimenta, diferencia, nos ensina, nos (...)
Dentro do seu projeto Artesanato Mbyá-Guarani: Um Programa de Índio, patrocinado pela Petrobrás, o IECAM do Rio Grande do Sul e os artesãos desta etnia estão promovendo uma série de oficinas de artesanato (...)
No dia 22 de março o IECAM-Instituto de Estudos Culturais e Ambientais marcou sua presença no II Fórum Internacional de Gestão Ambiental (II FIGA) no painel "Educação ambiental e a conscientização pública para a (...)
Patrocinado pelo Programa Petrobrás Socioambiental, o projeto Ar, Água e Terra Vida e Cultura Guarani, também busca resgatar a preservação das águas das nascentes e das florestas. A (...)
Amanhã (quinta-feira, 22 de março), o Instituto de Estudos Culturais e Ambientais convida a todos para assistirem à palestra 'Educação ambiental e a conscientização pública para a preservação", no Fórum Internacional de (...)
No dia 13 de março, o Instituto de Estudos Culturais e Ambientais organizou um intercâmbio entre aldeias participantes do projeto Ar, Água e Terra, patrocinado pelo Programa Petrobrás Ambiental. Lideranças da aldeia Yriapu (...)
O viveiro da aldeia Nhuu Porã - que abrange os municípios de Barra do Ouro, Caraá e Maquiné/RS - ganhou 300 novas mudas de Pau Leiteiro (Sapium glandulatum). A espécie arbórea é nativa da (...)
Os indígenas de Ka’aguyPau (Varzinha), no município de Caraá - RS, e de Pindoty, em Riozinho - RS, estão fazendo novas Opy para suas aldeias. As casas de rezas estão sendo construídas com o (...)
Com os dois novos viveiros construídos pelo IECAM e os Guarani na região de Riozinho (RS), os indígenas da aldeia Pindoty começaram a receber orientações sobre manejo e produção de mudas. Inicialmente foram (...)
A comunidade indígena Guarani e o IECAM estão aceitando doações de sementes e mudas de espécies nativas do Rio Grande do Sul para cultivo em aldeias da etnia no Estado. A ação faz parte do Projeto Ar, (...)
Os indígenas de Ka’aguyPau (Varzinha), no município de Caraá - RS, e de Pindoty, em Riozinho - RS, estão fazendo novas Opy para suas aldeias. As casas de rezas estão sendo construídas com o (...)
Na Aldeia KuarayRese (Sol Nascente), no município de Osório, vivem 78 indígenas em uma área de 46 hectares, em campos e Restingas da Costa Atlântica, entre uma lagoa e a Estrada do Mar, rodovia de acesso às praias do litoral (...)